12/12/2013

Professores destacam importância do Atendimento Especializado

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um programa da Secretaria Municipal de Educação oferecido aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. As atividades são elaboradas e cumpridas no período contrário ao do ensino regular, de forma complementar e suplementar, considerando as necessidades desses alunos.


A educadora do AEE professora Mirian Ferazza, da Escola Municipal Euza Neuza, no Bairro Hilda Mandarino, relata que vê o resultado do programa diariamente. “Saber que você faz parte da mudança de vida, mudança no próprio comportamento do aluno, é uma dádiva. Adoro ver meus alunos melhorando dentro de seu tempo, que também é o tempo da socialização e, em alguns casos, da própria alfabetização. O sentimento de dever cumprido está no estreitamento dos laços entre escola, aluno e família”, diz a professora.


ATUAÇÃO DOS EDUCADORES

Na atualidade atuam junto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) 30 professoras efetivas, especialistas em Atendimento Educacional Especializado l. A jornada de trabalho docente é composta por 40 (quarenta) horas semanais.

O trabalho do professor do AEE consiste em identificar as necessidades dos alunos para a elaboração do plano de atendimento e traçar resultados desejados, apontando as habilidades dos alunos. Os AEE também realizam levantamento de materiais e equipamentos necessários e elaboram plano de atuação, visando serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento e em ambientes escolares.


O professor do AEE organiza o tipo e o número de atendimentos ao aluno, sendo necessário pensar o processo pedagógico de acordo com as necessidades da criança. Tendo em vista o objetivo de interação, o AEE também deve agir pensando sempre em fazer parcerias com o professor do ensino regular, onde serão articuladas as ações educativas para subsidiar as práticas pedagógicas em sala de aula e organizar momentos para trocas de experiências.

“O professor deverá sempre de forma criativa e inovadora buscar atividades e recursos que estimulem o aprendizado do aluno naquelas áreas em que ele encontra maiores dificuldades”, diz a coordenadora da Divisão de Educação Especial Inclusiva, Márcia Húngaro Duarte Faria. “Quero destacar a importância desse espaço de AEE, uma vez que esse programa vai além de uma garantia de acesso à escola dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, destaca. 

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