01/08/2013

Sala de Leitura contribui para formação de alunos



Pensando na construção de alunos leitores, a Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), criou, em 2010, um projeto de bibliotecas especiais nas escolas da Rede de Ensino Infantil, que foi batizado de “Sala de Leitura”.

O prefeito Cido Sério pretende fazer com que todos os alunos tenham, por meio das escolas, o acesso direto aos livros. Isso porque ele acredita que é papel das escolas municipais formar alunos leitores que alcancem resultados satisfatórios adquiridos com a prática da leitura e sejam formados cidadãos mais bem preparados para a vida.

“O Governo Municipal é sensível à educação infantil, por isso investe em projetos que complementem o que é aprendido em sala de aula. E os resultados têm sido mais que satisfatórios”, ressaltou o secretário de Educação Luiz Carlos Custódio.





Métodos diferenciados
 
“A Educação Infantil de Araçatuba tem a intenção de contribuir para a formação de seus alunos, dessa forma, utiliza-se de métodos diversificados, que fazem com que a criança possa, enquanto leitora, construir um mundo social de forma que a leitura se torne uma parte importante de sua vida”, explicou a orientadora pedagógica Deise Machado.

”Com a ajuda dos educadores, a criança, desde o berçário, tem acesso disponível à leitura. São livros de pano, plásticos e sonoros que fazem com que a criança tenha contato manual com os diversos tipos de acervos, que são fundamentais para seu crescimento”, atesta a orientadora.




Na prática
 
Na escola Municipal de Educação Básica de Araçatuba, Hellen Margot de Assis, por exemplo, o projeto funciona desde o início de 2010 e tem mostrado um salto no aprendizado dos alunos. “As crianças demonstram interesse pela leitura, e toda semana os alunos levam um livro para casa e fazem um registro sobre o acervo”, informa a coordenadora Luciane Pavan Cunha, que enfatiza, ainda, a importância da Sala de Leitura.

 

“A Sala de Leitura é um lugar aconchegante e atrativo, além de oferecer uma variedade de livros infantis. Ela conta, também, com materiais lúdicos, como jogos, fantoches, móbiles e almofadas coloridas, que estimulam o prazer e à leitura”, acrescentou a coordenadora.

0 comentar:

Postar um comentário