06/08/2013

Projeto Tocando e Educando é destaque nas escolas



A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está intensificando, com a volta às aulas nas escolas municipais, o projeto “Tocando e Educando”. Ele tem, por finalidade, oferecer, por meio da música, oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, descobrindo novos talentos e facilitando a concentração e desenvolvimento do raciocínio.

O secretário de educação, Luiz Carlos Custódio, explica que o projeto, criado em abril deste ano, passa para uma nova fase a partir deste semestre com a ampliação das atividades em sala de aula. No próximo dia 14 terminam as aulas de capacitação dos professores, e com isso, o trabalho com os alunos, que já está sendo feito, será efetivado e ampliado. “Os professores têm interagido durante todo o curso, que tem sido aplicado pelo músico José Renato Gimenes”, explica o secretário.


Para o prefeito Cido Sério, o projeto proporciona nas escolas uma oportunidade de contato com a música e tem mostrado resultados satisfatórios. “Os educadores têm colocado em prática as aulas, aplicando com os alunos durante a semana escolar. Todas as crianças têm um talento, mas este talento pode ficar escondido se ela não estiver oportunidades para descobri-lo”, informou o prefeito.


Prática

Na escola Municipal de Educação Básica de Araçatuba, Alice Couto, por exemplo, as crianças têm demonstrado interesse e revelado seus talentos através da inclusão da música durante as aulas.


“Nossos alunos se demonstram curiosos pelos instrumentos, facilitando o aprendizado. Todo final do mês os alunos participam de um sarau, que é ensaiado o mês todo com a utilização de flautas e instrumentos de sucatas”, explicou a professora Adriana de Freitas.


A professora Sibele Oliveira da Silva, da escola Municipal Aparecida Rico, explica que o principal objeto do projeto é fazer com que o aluno seja amigo do instrumento. “Nosso objetivo é fazer com que a criança desenvolva uma afinidade com os instrumentos, que ambos foram criados pela própria turma.”, disse a professora.

0 comentar:

Postar um comentário