Desde segunda-feira (26), cerca de 7 mil alunos das 26 escolas do Ensino Fundamental, estão participando da Semana Mundial do Brincar.São atividades que mobiliza alunos e educadores do sistema público municipal de Ensino para vivenciar brincadeiras tradicionais e comemorar o Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio.
E, para marcar o Dia Mundial do Brincar, funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram, nesta quarta-feira (28), da palestra realizada pela pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional, Andréa Ayres, e a mestre em artes educação Caroline Teixeira Pires. Ambas falaram sobre o Direito de Brincar, ressaltando a importância do brincar na vida das crianças.
O evento foi realizado às 18h30 no teatro THATI COC, localizado na rua General Glicério, no Centro. E contou com a presença do prefeito Cido Sério, secretário da Educação, Luiz Carlos Custódio e educadores.
INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
Na ocasião o prefeito Cido Sério, destacou a importância do brincar como atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento do aluno. “A criança necessita desse instrumento de aprendizagem, para que haja a transmissão dos saber e da educação. E, com a brincadeira o aluno se desenvolve, expressa e se comunica melhor”, disse ele.
O brincar é uma das linguagens essências das crianças através da qual elas adentram e descobrem a si mesmas, aos outros, aos objetos, fatos e espaços que o mundo lhes oferece.
É através do brincar que descobrimos e compreendemos mais profundamente quem é cada uma destas crianças, qual sua necessidade especifica, seus interesses, suas habilidades, enfatizou o secretário da Educação.
“O conhecimento está nas entrelinhas do que a criança diz de forma não verbal, através da sua brincadeira, do seu gesto, do seu movimento, da sua música, da sua arte, dos seus sonhos, por isso, nós aderimos o brincar na nossa Educação”, finalizou Luis Carlos Custódio.
SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR
É uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios que compartilham conosco suas experiências. São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar.
ALIANÇA PELA INFÂNCIA
A Aliança pela Infância é um movimento mundial da Alliance for Childhood, uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que valorizam a infância como base fundamental para a vida do ser humano. Surgiu em 1998, na Inglaterra, a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado e a pressão escolar precoce, entre outros desafios.
No Brasil, a Aliança pela Infância iniciou suas atividades em 2001 a partir da iniciativa e empenho de Ute Craemer e de um grupo de pessoas comprometidas com esta visão.
É missão da Aliança sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável, como requisito fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano e sua inserção em uma sociedade que promova os valores da cultura de paz.
Para este movimento, a criança, quando sadia, tem interesse e curiosidade natural em relação ao mundo que a cerca, o que gera movimento e ação, isto é, brincadeira.
0 comentar:
Postar um comentário