As escolas municipais
de Araçatuba estão desenvolvendo, ao longo do ano letivo, uma série de ações
especiais para estimular as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura. As
ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e têm, como
eixo principal, apresentar os livros de forma que sejam vistos como um objeto
de lazer e aprendizado.
Para isso, os meninos e as meninas saem, muitas vezes, das salas de aula para
ouvir histórias, ler pequenas obras e recontar aos amigos o que aprenderam.
Livros também podem ser levados para casa nos finais de semana.
O secretário de Educação de Araçatuba, Luiz Carlos Custódio, destaca que estes
projetos complementam a grade escolar, enriquecendo, de forma substancial, o
ensino municipal. Ele destaca que o prefeito Cido Sério tem sempre estimulado
que a secretaria desenvolva ações que unam criatividade e resultados práticos
na melhoria dos serviços prestados à população.
PROJETOS DE LEITURA ESCOLAR
A escola de ensino fundamental Professor Mário de Moura, por exemplo, localizada no bairro Concórdia, tem aplicado diversos métodos que contribuem para a prática da leitura durante as aulas, oferecendo aos alunos o acesso à leitura diversificada, entre os quais: o Piquenique da Leitura, Roda de Leitura na área verde da unidade escolar, Leitura na Sala de Informática, Trilha da Leitura com tarefas e Leitura de diversos portadores de textos (didáticos, paradidáticos, jornais, revistas, entre outros); todos desenvolvidos ao longo da semana para atrair a atenção dos alunos para a leitura.
A escola de ensino fundamental Professor Mário de Moura, por exemplo, localizada no bairro Concórdia, tem aplicado diversos métodos que contribuem para a prática da leitura durante as aulas, oferecendo aos alunos o acesso à leitura diversificada, entre os quais: o Piquenique da Leitura, Roda de Leitura na área verde da unidade escolar, Leitura na Sala de Informática, Trilha da Leitura com tarefas e Leitura de diversos portadores de textos (didáticos, paradidáticos, jornais, revistas, entre outros); todos desenvolvidos ao longo da semana para atrair a atenção dos alunos para a leitura.
LEITURA EM CASA
Os alunos da escola levam para casa, toda semana, uma sacola contendo livros de
histórias infantis e um caderno onde eles registram e recontam a história lida,
usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
A diretora, Regiane Anesia Pagan afirma que os alunos gostam de levar os livros
para casa. “As histórias lidas pelos alunos estão relacionadas ao cuidado
afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à
capacidade de ouvir o outro e à de se expressar”, disse a diretora.
O papel dos educadores no ambiente escolar é de proporcionar um ensino de
qualidade; dessa forma, o professor se torna o principal agente na promoção da
prática educativa, e a escola, o principal espaço para isso, que favorece a
familiaridade das crianças com o ambiente de leitura.
“A leitura de histórias aproxima a criança ao universo letrado e colabora para
a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a
escrita. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os
textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de
conto e leitura”, finalizou a diretora Regina.
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