16/09/2013

Escolas municipais desenvolvem projetos que estimulam a leitura

As escolas municipais de Araçatuba estão desenvolvendo, ao longo do ano letivo, uma série de ações especiais para estimular as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e têm, como eixo principal, apresentar os livros de forma que sejam vistos como um objeto de lazer e aprendizado.

Para isso, os meninos e as meninas saem, muitas vezes, das salas de aula para ouvir histórias, ler pequenas obras e recontar aos amigos o que aprenderam. Livros também podem ser levados para casa nos finais de semana.

O secretário de Educação de Araçatuba, Luiz Carlos Custódio, destaca que estes projetos complementam a grade escolar, enriquecendo, de forma substancial, o ensino municipal. Ele destaca que o prefeito Cido Sério tem sempre estimulado que a secretaria desenvolva ações que unam criatividade e resultados práticos na melhoria dos serviços prestados à população.

PROJETOS DE LEITURA ESCOLAR

A escola de ensino fundamental Professor Mário de Moura, por exemplo, localizada no bairro Concórdia, tem aplicado diversos métodos que contribuem para a prática da leitura durante as aulas, oferecendo aos alunos o acesso à leitura diversificada, entre os quais: o Piquenique da Leitura, Roda de Leitura na área verde da unidade escolar, Leitura na Sala de Informática, Trilha da Leitura com tarefas e Leitura de diversos portadores de textos (didáticos, paradidáticos, jornais, revistas, entre outros); todos desenvolvidos ao longo da semana para atrair a atenção dos alunos para a leitura.



LEITURA EM CASA

Os alunos da escola levam para casa, toda semana, uma sacola contendo livros de histórias infantis e um caderno onde eles registram e recontam a história lida, usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.


A diretora, Regiane Anesia Pagan afirma que os alunos gostam de levar os livros para casa. “As histórias lidas pelos alunos estão relacionadas ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar”, disse a diretora.

O papel dos educadores no ambiente escolar é de proporcionar um ensino de qualidade; dessa forma, o professor se torna o principal agente na promoção da prática educativa, e a escola, o principal espaço para isso, que favorece a familiaridade das crianças com o ambiente de leitura.

“A leitura de histórias aproxima a criança ao universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura”, finalizou a diretora Regina.

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