22/08/2013

Projeto especial: escola municipal cria ‘Rádio Recreio’

Com o objetivo de criar um projeto especial para entretenimento e informação para os alunos, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Educação (SME), tem feito um trabalho diferenciado nas escolas municipais.


O projeto “Rádio Recreio”, por exemplo, criado no início deste semestre, tem proporcionado um momento de interação e conhecimento entre os alunos da escola municipal Fernando Gomes de Castro, que fica no bairro Água Limpa.

Com programas de rádio produzidos e apresentados pelos alunos, a Rádio Recreio promove o protagonismo infantojuvenil e contribui para a melhoria na convivência escolar.



PEQUENOS LOCUTORES


A Rádio Recreio é apresentada pela aluna Maria Eduarda Justino, de 10 anos, que conta com a ajuda do professor responsável pelo projeto, Thiago Delle Vieira. Ela conta que as programações são feitas com notícias da semana, entrevistas com funcionários e alunos e também com resumo de livros que os alunos leem.
Segundo o professor, com o novo projeto na escola, os alunos têm desenvolvido competências comunicativas de leitura, comunicação oral e escrita. O projeto também tem estimulado o trabalho colaborativo e cooperativo entre os alunos participantes.


“A Rádio Recreio funciona após o intervalo no pátio da escola e os programas acontecem todos os dias, em um período de dez minutos. As produções trazem uma mescla de música, interatividade e notícias de interesse geral dos alunos”, disse o professor que ainda explicou sobre a produção do programa.
“A própria aluna produz a pauta do programa com o meu auxilio, e todos os dias é selecionado um aluno por sala para participar; todos os alunos ficam ansiosos para participar do programa”, acrescentou ele.

CONTINUIDADE

O projeto “Rádio Recreio” tem mostrado resultados positivos e, para a diretora da escola, o projeto terá continuidade. “A rádio tem mostrado resultados satisfatórios, nossos alunos ficam ansiosos para ouvir a programação do dia e, além de promover um momento de interação entre eles, o projeto tem um plano pedagógico que faz com que o aluno tenha prazer pela leitura e uma atenção especial pela notícia”, explicou Jussara.


Para o prefeito Cido Sério, todo projeto voltado para educação é de extrema importância. “Nossos alunos necessitam ter uma educação diferenciada, que possa facilitar o conhecimento e ter como primordial um contato maior com a leitura”, disse o prefeito.

0 comentar:

Postar um comentário