28/08/2013

Horta Escolar muda hábitos alimentares de alunos

A escola municipal Professor Fernando Gomes de Castro está desenvolvendo o projeto “Horta Escolar”, que tem a finalidade de mostrar para as crianças a importância da alimentação equilibrada. Por meio dele, os alunos aprendem a apreciar as verduras e os legumes e a cuidar da terra. Durante o processo de plantio e cultivo, os meninos e meninas também têm aulas sobre o polinização, o porquê de se preservar o meio ambiente e a importância dos bichos para o equilíbrio do ecossistema

A horta também contribui para algumas descobertas relacionadas aos conceitos matemáticos, à Língua Portuguesa, às Ciências e à História, que fazem parte do cronograma pedagógico escolar.

Por meio da Horta Escolar, o aluno tem, ainda, a possibilidade de aprender a plantar, a regar, cuidar, colher e decidir o que fazer do que colheu. E além disso, os pais das crianças recebem toda semana os alimentos que são plantados pelos filhos.



MODIFICADO HÁBITOS

Segundo a diretora da escola, com o projeto “Horta Escolar”, os alunos têm modificado seus hábitos alimentares. “Hoje, eles entendem sobre a importância de conservar uma alimentação correta e saudável. Os alunos são conscientizados quanto à prática alimentar e estimulados na construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento para com a natureza”, disse a diretora Jussara Costa Vilela.

A Horta, além de colaborar com o plano pedagógico dos alunos, também é um complemento na merenda escolar das crianças, fazendo com que as verduras e legumes sejam um suplemento importante na refeição diária.

De acordo com a professora Josy Elaine Maronezi, os alunos demonstram interesse e curiosidade pela horta escolar. “Os alunos plantam os alimentos com as sementes e todos os dias uma sala é selecionada para cuidar da horta; eles sempre ficam ansiosos para chegar a vez de cuidar da horta. O trabalho sempre é feito em conjunto, as crianças cuidam da horta antes de iniciar a aula ou no final dela”, finalizou a professora.


PRAZER

O aluno Marcos Vinicius de Souza, de oito anos, explica como é prazeroso cuidar da horta na escola e comer os alimentos. “Eu gosto de cuidar da horta e, principalmente, de plantar. Fico muito feliz quando levo os alimentos que plantei para casa. Minha mãe sempre agradece à diretora, pois as verduras e legumes sempre ajudam na alimentação de casa”, contou o aluno.

0 comentar:

Postar um comentário